Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

terça-feira, 30 de abril de 2013

Dia Internacional da Conservação de Anfíbios

Fiquei a saber há pouco que era. Por coincidência, hoje fui fazer um trabalho precisamente sobre conservação de anfíbios.
Os anfíbios são uns animais extremamente curiosos, lindíssimos, na sua maioria (pelo menos na minha humilde opinião) e, para quem não saiba, o grupo de vertebrados mais ameaçados do Planeta, de acordo com a UICN. Uma das principais razões para isto é a sua enorme dependência de habitats de água doce, frequentemente destruídos e ameaçados por causas várias.
A sua "má fama" (rãs, sapos, tritões, salamandras...) é para mim difícil de entender. Vítimas de superstições infundadas, são muitas vezes mortos e perseguidos sem qualquer razão lógica. Têm um importante papel nos ecossistemas e têm grande relevância, por exemplo, para o controlo de populações de insectos. São ainda o testemunho vivo do nosso percurso evolutivo, da transição dos vertebrados do ambiente aquático para o ambiente terrestre. Sejamos mais exigentes com a preservação do nosso património. Começar por combater e contrariar superstições e crendices absurdas é um bom caminho.

1 comentário:

  1. Na minha terra la no norte usam-se sapos para fazer bruxaria, coisa em que não acredito minimanete. E digo a verdade, simpatizo imenso com sapos e rãs. Acho-lhes graça!

    ResponderEliminar