Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

sexta-feira, 8 de março de 2013

Ser mulher é…



…lavar os copos.
Pelo menos esta é a percepção de um coleguinha da sala da flaminga. Mas a maioria das opiniões dos outros meninos foram na mesma linha, quiçá com tarefas um pouco mais generalistas. A minha flaminga recusou-se a participar – seria uma forma de protesto relativamente à precária e revoltante situação das mulheres por este mundo fora? J Forma de protesto foi de certeza, agora sobre quê, vá-se lá saber. Provavelmente, nem ela sabe.
Obviamente que não são as mães dos coleguinhas da flaminga que vivem em situações revoltantes, precárias e injustas. Mas esta percepção infantil espelha bem a profundidade das raízes culturais da subjugação e subalternização que a sociedade durante séculos e milénios impôs às mulheres. Até em casas onde as tarefas são partilhadas (não me falem em maridos que “ajudam” que me sobe a mostarda ao nariz!!) esta herança cultural está presente, de alguma forma. Até eu, mãe tão pouco ortodoxa, tão pouco housewife, aflijo-me ao olhar em volta e sinto-me responsável e quase culpada por uma série de tarefas que estão por fazer. E zango-me comigo própria, pois não tenho que o sentir dessa forma. E isto tendo a clara percepção que no domínio da partilha das tarefas caseiras e parentais sou uma mulher privilegiada.
Flaminga, minha filha linda, ser mulher não é lavar copos. Ser mulher é ser-se um ser humano completo, dono de si, e tão responsável pelas tarefas domésticas como o parceiro que eventualmente se venha a escolher. Mas tu sabes isso, pois és filha da tua mãe, já pensas tão bem pela tua cabecinha apesar da tua tão tenra idade e também, felizmente, esta triste herança cultural sempre se vai desvanecendo ao longo do tempo. Ah, e o convívio com dois irmãos machos também tem sido uma boa preparação para a tua vida.
(A minha mais profunda homenagem às mulheres exploradas, escravizadas e injustiçadas por esse mundo fora. Vós todas são as verdadeiras heroínas deste mundo. Um sugestão: prémio nobel da paz para as mulheres deste mundo que lutam pelos seus direitos correndo tantos riscos pessoais).

2 comentários:

  1. Ela é que a sabe toda...
    O meu no fim do dia, fez-me quixa que ela não quis participar.
    Para ele ser mulher é usar anéis. Vá se lá saber onde foi ele buscar esta ideia. A frase dele vem abaixo de outros dois que diziam que era usar brincos e colares.
    Parece-me que foi mais uma preguicite aguda que lhe deu, mas pelo menos não se lembrou desse tipo de respostas de lavar copos e limpar o pó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) sim, sempre é melhor usar anéis que toda aquela faxina...

      Eliminar