Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Viagem... para o abismo?

Apesar da situação económica difícil que se vive e por todos reconhecida acho que há muito o hábito do dramatismo excessivo. Vendo bem as coisas é como negociar, de um lado amacia-se as más novas, do outro apresentam-nas mais feias do que são.
Mas neste momento... caminhamos exactamente para onde? Onde vão parar os cortes nos vencimentos, os impostos, a perda de direitos sociais? Não vamos comparar à situação anterior ao 25 de Abril - há que ter senso! que até ofende quem sofreu com as torturas, com os assassinatos... Mas parece estar completamente generalizada a ideia da inevitabilidade de privatizar tudo e mais alguma coisa. Em que é que isso irá ajudar exactamente, sobretudo no caso de empresas que dão lucro? Tantas histórias mal contadas...

Hoje isto foi duro, e vai endurecer mais... E ou sou eu que "não estou a ver bem a cena", mas porque se chama a manif "que se lixe a troika, queremos as nossas vidas..." A troika?! Então e o nosso Governo? Não é dele de facto a responsabilidade última de todas as medidas, algumas que até vão mais além do que está no memorando?

É nestas alturas que se pensa nas tais viagens sem regresso marcado...

2 comentários: