Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

sábado, 12 de outubro de 2013

Partilhas

Por motivos que ainda não saberei bem explicar, deixei de ter muita vontade de partilhar os posts deste blog no facebook.
É muito notório de que quando o faço os posts são muito mais lidos. E não tendo eu pretensões de bater recordes de visualizações, claro que se se publica o que se escreve é na expectativa de que seja lido.
Mas tenho-me questionado se o tipo de público do facebook (com uma série de excepções, claro!) na generalidade se interessará por estas partilhas que não sendo, acho eu, demasiado explícitas em termos de partilha de vida privada - isso não me interessa -, expõem visões e reflexões muito pessoais. Vejo o facebook como algo de sobretudo institucional e tenho tido estas dúvidas sobre se ao partilhar lá os posts não estou a sobrepor esferas de diferente âmbito.
Como dizia um amigo meu, o facebook não é o local ideal para ter discussões com algum tipo de profundidade, nem para partilhar pontos de vista com alguma densidade. E eu concordo...
Por outro lado, a todos os que partilham da "minha esfera" (e eles sabem quem são), compreendo perfeitamente que não queiram subscrever blogs para não ficarem atulhados com mais mensagens e mais informação (eu não sigo muitos em parte por isso...) Mas por outro lado gosto que eles leiam e opinem o que escrevo e é compreensível, mas uma vez, que o facebook seja um meio de acesso mais prático.
Enquanto esclareço o dilema mantém-se o blackout...

1 comentário:

  1. A partilha dos textos no facebook depende sempre do público que os lê, pois todos nós sabemos que os "like" que se colocam em determinadas publicações são gestos mecânicos e pouco reveladores do interesse da publicação.

    ResponderEliminar