Viajar! Perder países!

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!

Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

sábado, 7 de novembro de 2015

Computadores, trabalhos de grupo e tudo o mais

O futebolista trouxe um trabalho de grupo para fazer da escola.
Esse mesmo trabalho de grupo implica que trabalhem no computador num software específico, no qual não aprenderam a trabalhar na escola - nem a escola lhes forneceu para trabalharem em casa.
Eu acho até muito bem que façam trabalhos de grupo. Essa interação entre elementos é ela própria muito importante e, a meu ver, o melhor ensinamento que vão retirar deste trabalho.
Os computadores fazem parte da nossa vida, crescentemente, e cada vez mais. De modo que, não descartando a utilização de outras ferramentas (que podem e deve ser utilizadas!) compreendo que comecem a usar esta cada vz mais cedo.
Mas, refletindo um pouco: creio que o treino do trabalho de grupo deve começar na escola e não em casa; muitos pais há que não sabem trabalhar no software (e se calhar não o têm); se os alunos só começam a ter informática daqui a 2 anos, são os pais que têm a responsabilidade de os ensinar a trabalhar no software? (Que felizmente não é problema cá em casa, mas pode ser noutras...)
Ou não estou a ver bem a coisa?

Sem comentários:

Enviar um comentário